Sim, vale a pena investir no Marketing Digital e essa pode ser a estratégia que faltava para impulsionar o crescimento da sua Empresa.
Nos últimos anos a concorrência tem ficado cada vez mais acirrada. Com as mudanças no cenário atual, várias Empresas têm migrado para o mundo digital.
É nesse momento que a maioria dos empresários se vê com um grande problema: Como divulgar o meu serviço/produto na internet?
Se você também tem essa dúvida, não sabe por onde começar e nem como o Marketing Digital pode te ajudar nessa tarefa, leia esse texto até o final pois iremos tirar suas dúvidas a respeito desse tema.
O que você vai ler nesse texto:
- O que é Marketing Digital?
- Pré-requisitos para o Marketing Digital
- Porque vale a pena investir em Marketing Digital?
Boa Leitura.
O QUE É MARKETING DIGITAL?
Vamos primeiro a definição e objetivo:
“Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.” – Neil Patel, um dos principais influenciadores do Marketing.
Essa definição nos ajuda a entender um pouco mais sobre o assunto. Nela encontramos alguns termos que talvez você desconheça, como: SEO, Mídia Paga e E-Mail.
Leia a explicação abaixo.
SEO ou Search Engine Optimization
É a otimização para mecanismos de busca, e o mais importante deles é o GOOGLE, seguido muito de longe pelo BING, da Microsoft.
Essa técnica é utilizada para melhorar a posição orgânica do seu site na busca por uma determinada palavra-chave. Você consegue esse resultado otimizando o conteúdo do seu site, de tal forma que a sua audiência encontre mais facilmente o que está buscando.
Além disso, é preciso apresentar um site que carregue rapidamente as informações e que seja amigável para os dispositivos móveis, se adequando ao tamanho da tela.
Mídia Paga
São anúncios feitos para uma Empresa e que somente são veiculados após investirmos um determinado valor. É a estratégia utilizada para promover uma marca, produto ou serviço, gerando mais visibilidade, e o mais importante, ajuda no engajamento e captação de leads.
As plataformas mais conhecidas são: GOOGLE ADS – que são os anúncios no Google e seus parceiros – e para as redes sociais temos o FACEBOOK ADS, que veicula os anúncios no próprio Facebook, no Instagram e ainda pode direcionar para o WhatsApp.
Nessa categoria temos dois tipos de serviços: Newsletter e o E-mail Marketing.
A primeira é um boletim informativo com notícias, conteúdos interessantes e novidades da marca, geralmente é enviado depois que sua audiência se inscreve em um campo determinado do site, aceitando receber esse tipo de informação.
A segunda é um e-mail que promove um serviço/produto, guiando sua audiência até a compra.
PRÉ-REQUISITOS PARA O MARKETING DIGITAL
É isso mesmo! Para que o seu Marketing Digital seja efetivo é preciso que você cumpra alguns pré-requisitos, mas não é um bicho de sete cabeças!
Basta você ter: Um site e uma página nas redes sociais, preferencialmente Facebook e/ou Instagram. Existem ainda inúmeras outras redes sociais, que se forem relevantes para a sua Empresa, torna-se interessante ter uma página nelas também.
O que é importante em um site?
Ter um site hoje não é uma vantagem, mas sim uma obrigação. Essa crise mundial na saúde está aí para provar tudo isso. Empresários se viram sem chão da noite para o dia e muitos correram para a internet de forma desordenada, sem saber como ou por onde começar, montaram suas lojas online e muitos não tiveram o retorno esperado.
Para o seu site começar a ter uma boa audiência, é preciso usarmos a estratégia do SEO (como explicamos anteriormente). Ela vai ser muito importante na definição de um conteúdo relevante, e na otimização do site como um todo para que ele fique mais esperto, mais rápido.
Alta Performance
Hoje os usuários de internet estão muito mais exigentes e a grande maioria acessa o site do próprio celular, o que se tornou o comportamento mais comum. Porém, nem todos os celulares tem um processador rápido. É aí que entra a grande necessidade de ter um site de “alta performance”.
Apenas 5 segundos de espera é o suficiente para que sua audiência desista e vá em busca do seu concorrente.
Então, veja com o desenvolvedor se o seu site tem uma alta performance. Se a resposta for negativa, considere fazer um novo site e mais atualizado.
Conteúdo
A segunda coisa que devemos nos atentar é o conteúdo. O conteúdo é tão importante que é chamado de “Rei”, isso porque se você tiver um conteúdo bem montado, relevante e que resolva um problema da sua audiência, irá certamente ser bem ranqueado pelos mecanismos de busca.
Pense em responder as dúvidas de sua audiência, faça um conteúdo com capricho, evite ao máximo um texto corrido, de modo que seja agradável ler sem se cansar.
E por fim, insira algumas imagens ou vídeos explicativos para que o produto/serviço ilustre o seu artigo e ajude a atrair a atenção merecida.
Onde entram as Redes Sociais?
As redes sociais tem um ambiente mais descontraído, onde muitas pessoas postam suas fotos do dia a dia e também alguns pensamentos. Quando queremos nos divertir um pouco é lá a nossa primeira parada para nos inteirar do que está acontecendo com as pessoas que nos cercam.
E se as pessoas que estão próximas a você estão lá, porque não a sua Empresa?
Pois bem, muitas empresas também estão presentes nas redes sociais. É aqui que acontece uma maior interação, onde você divulga seu produto e tem as primeiras impressões de sua audiência.
Sendo assim, invista um pouco de seu tempo para manter uma página bem arrumada. Faça postagens regulares, com as novidades de seus produtos/serviços ou com matérias de interesse que levem sua audiência para o seu site. É aí que você começa a movimentar as engrenagens da internet a seu favor.
Ah, o SEO também funciona para as redes sociais. Preencha todos os campos da sua página ao configurá-la: endereço, horário de funcionamento, bio, site, telefone de contato. Quanto mais informações sua página tiver, melhor será o engajamento com sua audiência.
O site e as redes sociais são essenciais para sua empresa ser encontrada pela sua audiência. É possível que você opte por um ou por outro, dependendo de sua estratégia, mas o importante é ter um ponto de apoio de modo que você seja encontrado. Dito isso, vamos para o próximo passo.
PORQUE VALE A PENA INVESTIR EM MARKETING DIGITAL?
Essa é uma pergunta muito fácil de ser respondida, mas acredito que a melhor resposta de todas é: ter o melhor custo-benefício.
Diferentemente das outras mídias, o Marketing Digital te proporciona veicular um anúncio, e caso a performance esteja abaixo do esperado, é possível rever toda a comunicação e corrigir o caminho. Outro dado importante é você saber como cada centavo do seu dinheiro está sendo investido.
O Marketing na internet é totalmente analisado, de forma a te trazer vários insights para as próximas campanhas.
É claro que cada nicho de mercado e cada empresa tem uma estratégia de abordagem diferente e isso deve ser estudado antes mesmo de começar a desenhar uma campanha de marketing.
Abaixo iremos abordar mais algumas vantagens proporcionadas pelo Marketing Digital.
1. Melhor custo-benefício
Como visto anteriormente, não é só saber onde vai cada centavo investido, mas também saber se o trabalho que está sendo feito tem trazido o retorno esperado.
Sobre isso, é possível mensurarmos não só se a campanha está tendo retorno, mas de onde vem o retorno.
Podemos comparar o Marketing Digital com a distribuição de panfletos. Ao caminhar pelas ruas, vemos diversos panfletos no chão, amassados, molhados e podemos nos perguntar: Quantas pessoas visitaram a empresa com esse panfleto na mão? Se perguntássemos ao gerente da loja, ele saberá nos responder?
Agora, imagine se o mesmo valor investido nos panfletos fossem dedicados a uma campanha de Marketing Digital voltada para o seu público-alvo. Imaginou?
2. Segmentação do Público-Alvo
No Marketing Digital é possível segmentar o seu público de modo a exibir seus anúncios para o perfil mais próximo do seu cliente. Se você vende sapatos femininos e seu público é composto majoritariamente por mulheres de 35 a 45 anos, é viável fazer esse tipo de segmentação.
Ou seja, é possível mostrar seus anúncios para o seu público escolhido. Porém, os homens também podem querer presentear suas esposas com tal sapato, e nesse caso é interessante olharmos para esses consumidores também.
Sendo assim, o ideal é comunicar-se com os dois públicos e ver qual deles está trazendo o melhor retorno. Se é bom para a empresa manter os dois anúncios ou se manter somente para as Mulheres de 35 a 45 anos é mais vantajoso.
Essa experiência e segmentação vai ajudar a trazer um público cada vez mais qualificado para sua empresa. Mas será que o seu público está vindo do outro lado da cidade? Vamos ver como é possível resolver essa questão.
3. Localização
Outro tipo de segmentação fica por conta da localização do seu cliente. Muitas vezes tentar impactar um público do outro lado da cidade pode não ser interessante para uma empresa fora do centro.
Nesse caso, é mais fácil impactar quem está a poucos quilômetros da sua empresa. É possível atingir possíveis clientes em um raio entre 2 e 4 quilômetros e depois ir expandindo à medida em que o retorno for detectado.
4. Datas Comemorativas
Para datas comemorativas, ou até promoções pontuais, nada melhor do que divulgar na internet. É possível mudar a “cara” do seu site para esse período às vezes tão aguardado.
Se a sua empresa tem o presente certo para o Dia dos Pais, aquela camisa bacana, aquele sapato confortável, nada é mais interessante do que anunciar na internet utilizando a localização da sua loja e o horário de funcionamento.
Com essas informações aparecendo para quem mora no bairro é possível não só ter a marca reconhecida, como vender seus produtos para quem normalmente iria até o centro da cidade. Pense nisso!
Sim, vale a pena investir em Marketing Digital. Ainda que a sua concorrência tenha seguido esse mesmo caminho é possível com um bom trabalho e uma boa parceria encontrar a melhor solução para divulgar a sua empresa. Quanto mais informações você tiver da sua Empresa, mais assertiva será a sua presença na internet.
Agora só falta você saber qual é o melhor canal para divulgar a sua Empresa, se o Google ou as Redes Sociais. Qual dos dois lhe trará uma visibilidade maior frente ao seu possível cliente.
Você não sabe qual é a diferença entre anunciar no Google e nas Redes Sociais? E nem qual desses canais é o melhor para você?
Não se preocupe, no próximo artigo iremos abordar esse tema e te ajudar a decidir.
Nos vemos no próximo artigo. Até lá!