Redes Sociais ou Google Ads, por onde começar?

Facebook Twitter Linkedin Instagram WhatsApp

Quando estamos pensando em nossa primeira campanha de anúncios, é natural ficarmos em dúvida por onde começar. Geralmente a dúvida fica entre: Google, Facebook ou Instagram.

Isso acontece porque são plataformas muito populares. Enquanto uma é Líder em mecanismo de busca, a outra por sua vez, é Líder em rede social. Ambas são muito boas no que fazem.

Mas se as duas são Líderes em seu segmento e eficientes no que se propõe, isso significa que você pode anunciar nas duas?

A resposta é sim, você pode anunciar nas duas plataformas. Porém, se o seu investimento for limitado, deverá escolher somente uma delas. Mas qual?

Quero apresentar uma situação para você, e ela vai nos ajudar a pensar em qual momento cada estratégia de marketing é mais eficaz na estratégia de uma campanha de Marketing.

Vamos imaginar um segmento, por exemplo: DENTISTA.

Geralmente procuramos um dentista, só quando sentimos dor. Será?

Após ler esse texto, você estará apto a escolher o melhor canal para se comunicar com seus clientes.

Boa leitura!

GOOGLE ADS

Continuando com nosso exemplo: Você está com dor de dente, porém está viajando e em uma cidade que não conhece ninguém. Como se não bastasse, já é tarde da noite.

Pergunta: O que você faria em uma situação dessas?
A. Faria uma pesquisa no Google por um dentista 24h
B. Entraria no Facebook para postar uma foto com cara de dor pedindo ajuda.

Acredito que a letra A teve a maioria das respostas.

COMO A ESTRATÉGIA DO GOOGLE ADS SE ENCAIXA

Como já dissemos anteriormente, o buscador Google é uma ferramenta eficiente. A inteligência do Google é capaz de completar os termos que você está pesquisando e na grande maioria das vezes, o resultado é certeiro.

Para que o Google traga resultados cada vez mais certeiros e sempre de acordo com o termo pesquisado, é necessário que na outra ponta tenha um site com um conteúdo relevante.

Além disso é necessário uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), bem trabalhado se o objetivo deste for estar entre os primeiros resultados.

Quem pesquisa no Google está em uma busca ativa, atrás de informações de um determinado serviço ou produto. Mas em sua grande maioria, são bens de necessidade, coisas que você precisa para ontem e muitas vezes não pode esperar por muito tempo.

E é nisso o que se deve pensar, caso você tenha a intenção de anunciar nessa plataforma.

O anunciante que optar pela plataforma do Google, poderá fazer anúncios também no Google Shopping, Gmail, Youtube e em milhares de sites parceiros.

Apenas a segmentação do Google receberia uma nota média se comparado ao mesmo item do Facebook, mas ainda assim tem um desempenho muito bom.

Essas são as principais características do Google.

Então, não se esqueça: Tem um produto ou serviço de necessidade? O seu anúncio poderá ter um desempenho melhor nesta plataforma.

FACEBOOK ADS

Outro exemplo: Você está navegando no seu Facebook ou Instagram e vê um anúncio sobre a importância da limpeza dentária como prevenção para várias doenças bucais.

Esse anúncio despertou a atenção e você clicou para receber mais informações. Eis que, o profissional em questão está fazendo uma avaliação gratuita e você resolve agendar. Após a visita, você sai com os dentes limpos e a saúde preservada.

Note que embora o profissional em questão seja o mesmo, as situações mudaram:
No primeiro você estava com dor, logo, precisava de um profissional com emergência. E no segundo exemplo, mesmo que você não fizesse a limpeza preventiva, sua vida continuaria a mesma, sem dores.

COMO A ESTRATÉGIA DAS REDES SOCIAIS SE ENCAIXAM

Enquanto o Google performa melhor anúncios de bens de necessidade, o Facebook é a plataforma capaz de lembrar que você deseja alguma coisa mesmo que você não saiba.

Sim, é isso mesmo! Enquanto você navega pelo feed ou stories do Facebook, poderá ser surpreendido por alguns itens de desejo que não é necessário, mas que com certeza gostaria de tê-lo.

O formato dos anúncios é feito por meio de pequenos vídeos ou imagens com pouco texto. E isso por muitas vezes já é o suficiente para deixar a mão coçando e a vontade de encontrar uma loja aberta.

Isso acontece pela inteligência do Facebook Ads, que é mais refinada do que a do Google: nesse quesito, a nota é 10.

Quem optar pelos anúncios no Facebook Ads, poderá anunciar também no Instagram e inclusive, enviar leads para o WhatsApp.

Existe um ditado popular que diz: “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” e acredito que essa foi a aposta dessa plataforma.

NOSSAS CONSIDERAÇÕES

Procuramos o Google, quando temos uma necessidade. E o Facebook, nos apresenta um desejo que temos escondido.

Diante de uma análise rápida das plataformas de anúncios mais populares, acho que ficou clara a proposta de cada uma delas e também de suas características mais marcantes.

Quem faz uma busca no Google está mais perto de fechar o negócio, pois necessita de algo.

Enquanto que no Facebook, quem é impactado, precisa se lembrar, descobrir que precisa daquele item para se sentir melhor, mais confiante e porque não, com a auto-estima elevada. Estrategicamente essa é a diferença básica entre as duas plataformas.

Como vê, é possível trabalhar com uma ou outra plataforma, ou ainda com as duas ao mesmo tempo sem problema nenhum. São apenas aplicações para momentos diferentes no

Mas será que anunciar nessas plataformas é mesmo necessário para quem tem um pequeno comércio no bairro? Quem garante que os anúncios estarão sendo vistos pelos moradores mais próximos?

Se você tem dúvidas entre uma ou outra plataforma para anunciar o seu negócio local, ou ainda acredita que fazendo um panfleto vai atingir um público mais selecionado, leia nosso próximo artigo: GESTÃO DE TRÁFEGO PARA NEGÓCIOS LOCAIS.

Iremos responder essas e outras perguntas referentes ao tema.

Nos encontramos no próximo artigo!