O Facebook Ads é atualmente uma das plataformas de anúncios mais utilizadas no Brasil. Essa plataforma “deriva” da maior rede social e de maior engajamento, que é o Facebook.
Estima-se que somente no Brasil há um total de pelo menos 130 milhões de contas ativas, segundo pesquisa divulgada no site Resultados Digitais.
Sob os cuidados do Facebook, temos: WhatsApp e o Instagram, quarta rede social mais acessada entre os brasileiros com aproximadamente 95 milhões de contas ativas.
Com isso, Facebook, WhatsApp e Instagram proporcionam uma integração amigável o que facilita a montagem de uma campanha e o compartilhamento dos dados.
Facebook Ads, como funciona e quem deve utilizar essa Estratégia?
Contudo, o Facebook Ads e o Instagram Ads (como são chamadas a plataforma de anúncios), não são indicadas para todo tipo de campanha. Engana-se quem pensa que somente por ter vários amigos ou pessoas conhecidas na rede, o anúncio será um sucesso!
Por outro lado, essas redes tem uma performance melhor se forem usadas para produtos ou serviços que precisam ser estimulados para a compra. Em outras palavras, é quando ao vermos o anúncio, sentimos um desejo de compra.
Ainda assim, anunciar nas redes sociais é uma estratégia que pode ser utilizada na maioria das vezes entregando uma boa performance, para a sua empresa.
Nesse sentido, é importante dizer que o Facebook Ads tem diversos tipos de posicionamento (é dado o nome de posicionamento para o local onde o anúncio é exibido).
Inicialmente o feed de notícias pode ser considerado o carro chefe, seja ele em desktop ou dispositivos móveis, mas há outros tipos de posicionamentos. Também é possível anunciar no Instagram, como: audience networks, instant articles e no messenger. Os stories também tem uma grande visibilidade.
As possibilidades são diversas, inclusive, com a possibilidade de anunciar um catálogo de produtos no Instagram Shopping.
Diferencial
Ao contrário do Google Ads, o Facebook não usa palavras-chave em suas campanhas, em contrapartida, tem uma segmentação muito eficiente. Esse é um de seus diferenciais.
A segmentação é feita primordialmente por dados demográficos, como: Localização, gênero e idade. Além disso, também podemos segmentar por assuntos de interesse. Todos essas informações combinadas, ajudam muito a encontrar seu público-alvo de forma mais assertiva.
Portanto, anunciar nas redes sociais, é um grande negócio. Só devemos observar se nosso produto ou serviço precisa causar um estímulo para a compra, em nosso público-alvo.